quarta-feira, 1 de julho de 2015

Nojo define: misoginia e violência de gênero disfarçadas em piada.

Essa imagem anda circulado nas redes sociais. Sendo montagem ou não, é extremamente misógino.


Isso passa longe de realmente ser uma crítica à realidade política do país ou à conduta da chefe do Executivo. 
Isso é a mais cruel demonstração de como a sociedade brasileira trata as suas mulheres. Sempre que quer deslegitimar uma, tem que partir para ofensas sexuais e até mesmo agressões reais de cunho sexual. Além do fato de ser um grande desrespeito com uma senhora, que por acaso é chefe de Estado.
Dificilmente você veria tamanho despautério com uma figura masculina, mesmo que fosse o presidente mais impopular da história do Brasil. Por que será?


Não, isso não é uma simples piada, e tão pouco é engraçado. Isso é demonstração de ódio de gênero, isso é uma face da cultura do estupro que é uma realidade cultural cruel existente nesse país(visto que o maquinário que abastece o carro faz menção a um objeto fálico que está sendo introduzido vcs sabem bem onde).


É interessante observar, que muitos que acham graça desse absurdo, são os mesmos que desejam intervenção militar e até mesmo a volta da ditadura. O que é um contrassenso, porque numa realidade de estado de exceção, quem ousasse fazer algo do tipo com a imagem do Presidente da República, na melhor das hipóteses iria passar um tempo no xilindró.

Se colocar contra esse atitude grotesca, misógina e machista não é o mesmo que ser defensor das políticas do PT, ser adorador da Dilma ou como gostam de falar por aí, ser petralha. E ter o mínimo de bom senso e enxergar que isso não é uma simples brincadeira, e sim uma das faces da violência de gênero e perpetuação da cultura do estupro.

Por fim, eu ainda sou um pouco ingênua ao acreditar na possibilidade de que algumas pessoas não percebem a clara alusão ao estupro, à desumanização e falta de empatia com as mulheres. Pois se coloca as genitais femininas como receptoras de qualquer objeto fálico, inclusive bombas de gasolina. Emoticon gasp


Nenhum comentário:

Postar um comentário